quarta-feira, 28 de março de 2018

PAROQUIA DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO – MIRASSOL/NATAL


PAROQUIA DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO – MIRASSOL/NATAL
Av Santos Dumont, s/n, Conj. Mirassol, Capim Macio, NATAL/RN – 59078-200
Tel.: (84) 3615-2855 – Fax: (84) 3615-2856
Site: www.santoafonsorn.org
e-mail: santoafonsorn@digizap.com.br
Data de Criação: 15/04/1982
Bairros que abrange: Mirassol e Cidade Jardim
FONTE - ARQUIDIOCESE DE NATAL

HISTÍRIA


A Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório foi criada em 1982, tendo como primeiro pároco Monsenhor João Penha Filho, na época capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entretanto, o trabalho de evangelização junto à comunidade de Mirassol teve início oito anos antes por intermédio do Padre Pio Hensgens.
Naquela época, Mirassol pertencia à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, que tinha à frente o próprio Padre Pio. Como o bairro não possuía ainda uma igreja, as celebrações ocorriam nas residências, no Colégio Floriano Cavalcante, e posteriormente, com a inauguração do Centro Comunitário, todo movimento religioso foi transferido para aquele local.
Com o passar dos anos, o Centro se tomou pequeno para as celebrações, e o desejo da comunidade de construir uma igreja foi aumentando, até que no dia 10 de março de 1980, foi formada uma comissão para ficar à frente do projeto de construção da matriz de Mirassol. Além do Padre Pio, alguns moradores estiveram empenhados na construção, sendo que a igreja demorou pouco mais de um ano para ser erguida.
A escolha do padroeiro, Santo Afonso Maria de Ligório, foi feita através de uma votação aberta com a comunidade. A Paróquia é a única do Nordeste com este nome e a imagem do nosso padroeiro que se encontra atualmente no altar da igreja, é uma cópia da original que está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
O hino de Santo Afonso é de autoria de Monsenhor Penha, que também foi o responsável pela aquisição de toda a bancada da Igreja. Permaneceu à frente desta Paróquia o então padre, hoje, Dom Francisco Canindé Palhano, que ao longo de 20 anos, desenvolveu um amplo trabalho de evangelização junto às comunidades de Mirassol, Conjunto dos Professores, Village dos Mares, Cidade Jardim, CEI, Pau Brasil e São José de Mipibú-RN.
Com ajuda dos paroquianos, comprou uma casa localizada ao lado do Centro Pastoral e um apartamento para residência do pároco. Construiu o Centro Pastoral Santo Afonso, conseguiu como doação da PM, um terreno no conjunto dos Professores Universitários e iniciou a construção da Igreja de Santo Agostinho, deixando-a em fase de conclusão.
A partir de 04 de dezembro de 2006, através de Provisão Canônica, foi nomeado para exercer a função de Administrador Paroquial, Monsenhor Lucas Batista Neto. E no dia 14 de janeiro de 2007, por indicação do Sr. Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macedo, foi nomeado vigário paroquial o Padre Antônio Jailson. Aos quatro de março do ano do Senhor de 2010 Padre Antônio Jailson assumiu a função de capelão da marinha no Rio de Janeiro.
Aos dezenove dias do mês de novembro de ano 2009, Monsenhor Lucas foi nomeado para a função de Pároco de Santo Afonso Maria de Ligório. Aos quatro dias do mês de dezembro do ano do Senhor de 2010, por indicação do Senhor Arcebispo, foi nomeado Vigário Paroquial o Padre Ranyer Almeida de Oliveira.
FONTE – BLOG DA PARÓQUIA

MONSENHOR JOÃO PENHA FILHO

João Penha Filho, filho de João Penha e Teresa Paula de Sousa, nasceu em Touros, Rio Grande do Norte, aos 23 dias do mês de junho de 1926, véspera da festa de São João. Faleceu no dia 17 de janeiro de 2011
Monsenhor João Penha Filho, natural de Touros/RN, nasceu em 23/06/1926 e com 9 anos entrou como lobinho no 1º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Ary Parreiras, que funcionava no Grupo Escolar Isabel Gondim, no bairro das Rocas,em Natal. Com outra mudança de residência, posteriormente, se transferiu para o famoso Grupo de Escoteiros do Alecrim.
       Descobrindo sua vocação religiosa, entrou para o seminário em 1941 e em 1947, integrou o Seminário Maior em Fortaleza onde criou um Grupo Escoteiro
dentro do Seminário, com a aprovação do Reitor, o que integrou ainda mais os
seminaristas
          Foi ordenado Padre em 15/09/1953, em Natal, realizando sua primeira
Missa em Touros. Sua primeira missão sacerdotal foi atuar como Vigário cooperador da Paróquia de Santa Cruz, onde resgatou o Grupo de Escoteiros de lá existente. Por todas as paróquias que passou, restaurou e fundou Grupos
Escoteiros para as comunidades
             Quando da criação do Grupo de Escoteiros Guy de Larigaudie, Macau, viveu uma experiência excepcional. “Por meio dos escoteiros atingia as famílias e realizava um trabalho de transformação”, afirma o Mons. Penha, “fazendo a educação dos jovens e re-educação dos pais”, pela repercussão do trabalho dos jovens junto aos adultos
       Do trabalho com os escoteiros descobriu a necessidade de criar uma escola de nível secundário, não existente na região naqueles dias. Os próprios escoteiros assumiram a condução da construção da escola. Um era encarregado das finanças; outro era o encarregado dos operários; outros exerciam outras funções, despertando neles a descoberta de vocações profissionais. Até então, as únicas ocupações que existiam em Macau eram de trabalhador de salina, barcaceiro, estivador e conferente (de cargas), Profissões que remuneravam muito bem, sem precisar de estudo para desempenhá-las. Essa era a maior dificuldade, em fazer os jovens estudarem. O colégio era totalmente gratuito e mantido pelos operários da cidade. Ainda veio a criar outros Grupos Escoteiros.

FONTE – FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO


Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXX BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO PELO STPM JOTA MARIA, MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE